Rinpoche segue com a descrição da natureza do estado iluminado, os diferentes tipos de felicidade que podemos proporcionar aos outros, a natureza da mente e como ela existe por meio de um processo de imputação. Com sessões de meditação e abordagem de vários exemplos práticos, Lama Zopa guia os leitores ao longo da visão da vacuidade, ou realidade absoluta, postulada pela escola Prasangika Madhyamika. Também orienta como aplicar esses conhecimentos à vida cotidiana, especialmente em momentos de grande dificuldade. Rinpoche conclui os ensinamentos reiterando que tudo vem da
nossa própria mente, inclusive a nossa felicidade e sofrimento.
Lama Thubten Zopa Rinpoche nasceu em Thangme, no Nepal, em 1945. Aos três anos de idade, ele foi reconhecido como a reencarnação do Lama de Lawudo, que vivera próximo, à vista da casa de Rinpoche em Thangme, em Lawudo. A descrição dos primeiros anos de Rinpoche, em suas próprias palavras, encontra-se em seu livro “The Door to Satisfaction”. Aos dez anos, ele foi ao Tibete para estudos e meditação no monastério de Domo Geshe Rinpoche, localizado próximo a Pagri, até que a ocupação chinesa do Tibete, em 1959, forçou-o a abandonar o país e buscar refúgio no Butão. Então, Rinpoche foi para o campo de refugiados tibetanos em Buxa Duar, localizado na província de West Bengal, na Índia, onde ele conheceu Lama Yeshe, que se tornou o seu professor mais próximo. Os Lamas foram para o Nepal em 1967 e, ao longo dos próximos anos, construíram os Monastérios de Kopan e de Lawudo. Em 1971, Lama Zopa Rinpoche deu o primeiro dos seus conhecidos cursos de retiro de lamrim anuais, que continuam em Kopan até hoje. Em 1974, com Lama Yeshe, Rinpoche começou a viajar o mundo para ensinar e estabelecer centros de Dharma. Quando Lama Yeshe morreu, em 1984, Rinpoche assu-miu a posição de diretor espiritual da FPMT, que continuou a prosperar sob a sua liderança incomparável. Mais detalhes sobre a vida e o trabalho de Rinpoche podem ser encontrados no livro “The Lawudo Lama” (“O Lama de Lawudo”) e nos website do LYWA e da FPMT. Além de muitos livros do LYWA e da FPMT, outros ensinamentos publicados de Rinpoche incluem: Wisdom Energy (com Lama Yeshe), Transforming Problems, Ultimate Healing (Cura definitiva), Dear Lama Zopa, How to Be Happy, Wholesome Fear, bem como muitas trans-crições e livretos para prática.
O primeiro encontro de Ailsa Cameron com o budismo foi no Centro de Retiro de Tushita, na Índia, em 1983, e, desde então, ela tem-se envolvido com diversas atividades na FPMT, sobretudo no que toca ao arquivamento, transcrição e edição dos ensinamentos de Lama Zopa Rinpoche e de Lama Yeshe. Com a Ven. Robina Courtin, ela editou “Transforming Problems” (“Transformando problemas”) e “The Door to Satisfaction” (“A porta para a satisfação”), de autoria de Lama Zopa Rinpoche, bem como “The Bliss of Inner Fire” (“A bem-aventurança da chama interior”), de Lama Yeshe, para a Wisdom Publications. Ela também editou “Ultimate Healing” (“Cura definitiva”) e “How to Be Happy” (“Como ser feliz”), ambos de Rinpoche, para a Wisdom. Após trabalhar, inicialmente, na Índia e no Nepal, ela foi, em 1989, a Hong Kong, para ajudar na organização da versão eletrônica do Lama Yeshe Wisdom Archive. Ordenada como monja pela Sua Santidade o Dalai Lama em 1987, ela faz parte, desde 1990, da Comunidade de Monjas de Chenrezig, na Austrália. Atualmente, ela é uma editora em tempo integral do Lama Yeshe Wisdom Archive, para o qual editou muitos ensinamentos, incluindo “Tea-chings from the Mani Retreat”, “Teachings from the Vajrasattva Retreat”, “Teachings from the Medicine Buddha Retreat” e “Heart of the Path”.
Este trabalho foi realizado pelo Grupo de Tradutores do Centro Shiwa Lha, único afiliado à Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT) no Brasil. Em abril de 2001, o diretor do LYWA, Nicholas Ribush, cedeu gentilmente os direitos para a publicação em língua portuguesa dos títulos da LYWA. Seguindo a filosofia de difundir o Dharma e os ensinamentos preciosos e incomparáveis de Lama Thubten Yeshe e Lama Zopa Rinpoche, os livros digitais serão distribuídos gratuitamente no site do Shiwa Lha.