Ano do lamrim: Tornando a vida significativa dia após dia

· Centro Shiwa Lha
Ebook
407
Pages
Eligible
Ratings and reviews aren’t verified  Learn More

About this ebook

Este é um programa autônomo de estudo de um ano para quem deseja experimentar a essência dos ensinamentos do caminho gradual à iluminação, o lamrim. O esquema de 365 dias de estudo e contemplação segue a ordem sugerida por Lama Zopa Rinpoche e a estrutura de tópicos do renomado livro Liberação na palma da sua mão, de Pabongka Rinpoche.

O Ano do lamrim inicia com 64 dias de meditação em devoção ao guru seguidos pelos temas: perfeito renascimento humano, impermanência e morte, os reinos inferiores, refúgio, carma, os sofrimentos do samsara, a evolução do samsara, os doze elos da originação dependente, bodhicitta e vacuidade. Os textos são compilados de ensinamentos publicados e não publicados de Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche.

Apesar da referência clara ao calendário anual, este livro pode ser iniciado a qualquer momento e aspira apoiar praticantes em todos os estágios do caminho budista a colocar o lamrim em prática e obter realizações duradouras, criando, dessa forma, causas para a sua própria paz e felicidade e a de todos os seres.

About the author

nasceu no Tibete, em 1935. Aos seis anos, ingressou na grande Universidade Monástica de Sera, em Lhasa, onde estudou até 1959, quando a invasão chinesa do Tibete o forçou ao exílio na Índia. Lama Yeshe continuou a estudar e meditar na Índia até 1967, quando, com seu discípulo principal, Lama Thubten Zopa Rinpoche, foi para o Nepal. Dois anos depois, ele estabeleceu o Monastério de Kopan, próximo a Kathmandu, com o objetivo de ensinar budismo aos ocidentais. Em 1974, os Lamas começaram a fazer turnês anuais de ensinamentos pelo ocidente, e, como resultado dessas viagens, uma rede mundial de centros de ensino e meditação budista - a Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT) - começou a se desenvolver. Em 1984, após uma década intensa de transmissão de uma grande variedade de ensinamentos incríveis e do estabelecimento de uma atividade da FPMT após outra, Lama Yeshe faleceu aos 49 anos. Ele renasceu como Osel Hita Torres, na Espanha, em 1985, e foi reconhecido como a reencarnação de Lama Yeshe pelo Dalai Lama, em 1986. A notável história de Lama é contada no livro de Vicki Mackenzie, “Reencarnação: O Menino Lama” (Wisdom Publications, 1996) e na biografia oficial de Adele Hulse, “Big Love, Lama Yeshe”.

Lama Thubten Zopa Rinpoche nasceu em Thangme, no Nepal, em 1945. Aos três anos de idade, ele foi reconhecido como a reencarnação do Lama de Lawudo, que vivera próximo, à vista da casa de Rinpoche em Thangme, em Lawudo. A descrição dos primeiros anos de Rinpoche, em suas próprias palavras, encontra-se em seu livro “The Door to Satisfaction”. Aos dez anos, ele foi ao Tibete para estudos e meditação no monastério de Domo Geshe Rinpoche, localizado próximo a Pagri, até que a ocupação chinesa do Tibete, em 1959, forçou-o a abandonar o país e buscar refúgio no Butão. Então, Rinpoche foi para o campo de refugiados tibetanos em Buxa Duar, localizado na província de West Bengal, na Índia, onde ele conheceu Lama Yeshe, que se tornou o seu professor mais próximo. Os Lamas foram para o Nepal em 1967 e, ao longo dos próximos anos, construíram os Monastérios de Kopan e de Lawudo. Em 1971, Lama Zopa Rinpoche deu o primeiro dos seus conhecidos cursos de retiro de lamrim anuais, que continuam em Kopan até hoje. Em 1974, com Lama Yeshe, Rinpoche começou a viajar o mundo para ensinar e estabelecer centros de Dharma. Quando Lama Yeshe morreu, em 1984, Rinpoche assumiu a posição de diretor espiritual da FPMT, que continuou a prosperar sob a sua liderança incomparável. Mais detalhes sobre a vida e o trabalho de Rinpoche podem ser encontrados no livro “The Lawudo Lama” (“O Lama de Lawudo”) e nos website do LYWA e da FPMT. Rinpoche faleceu em 13 de abril de 2023.

ALISON MURDOCH encontrou o budismo tibetano pela primeira vez no Monastério de Kopan, em 1987, e tem trabalhado pela FPMT quase continuamente desde então, incluindo como diretora do Centro Budista Jamyang, em Londres, diretora da Fundação para o Desenvolvimento de Compaixão e Sabedoria, e como membro do conselho da FPMT Inc. Ela dirigiu a criação da publicação do app e do programa de estudos da “Universal Education” intitulado 16 Guidelines for Life (16 Diretrizes para a Vida), e tem sido uma colaboradora regular sobre budismo para a rádio BBC. Alison e seu marido Simon vivem em Somerset, no Reino Unido, e dirigem o “The Good Heart” (O Bom Coração), um centro local dedicado a explorar a bondade.


SANDRA SMITH conheceu Lama Yeshe e Lama Zopa Rinpoche na Nova Zelândia, em 1975, e juntou-se à comunidade no Chenrezig Institute em Queensland, na Austrália, no mesmo ano. Sandra foi diretora do Chenrezig Institute de 2004 a 2006 e coordenadora nacional e de turnê da FPMT Austrália de 2007 a 2008. Ela compilou e editou livros infantis para a FPMT, incluindo Meditations for Children (Meditações para Crianças) e Plays for Children (Peças para Crianças), e escreveu diversos artigos para publicações australianas. Em 2009, Sandra começou a trabalhar como editora web e geral do Lama Yeshe Wisdom Archive e administra o Livro de Conselhos Online do Lama Zopa Rinpoche em LamaYeshe.com.

Este trabalho foi realizado pelo Grupo de Tradutores do Centro Shiwa Lha, único afiliado à Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (FPMT) no Brasil. Em abril de 2001, o diretor do LYWA, Nicholas Ribush, cedeu gentilmente os direitos para a publicação em língua portuguesa dos títulos da LYWA. Seguindo a filosofia de difundir o Dharma e os ensinamentos preciosos e incomparáveis de Lama Thubten Yeshe e Lama Zopa Rinpoche, os livros digitais serão distribuídos gratuitamente no site do Shiwa Lha.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.