Sob a tutela do rude grupo de pescadores e com a ajuda de Dan, o filho do capitão, Harvey precisa rever suas atitudes de “menino rico mimado” para conseguir o respeito da tripulação.
Com sua habitual mistura de humor e aventura, Rudyard Kipling – imortalizado pelos célebres O livro da selva e O homem que queria ser rei – constrói aqui uma das histórias do mar mais amadas da literatura, adaptada diversas vezes para teatro, TV e cinema, inspirando gerações de leitores a buscar os valores fundamentais do início da vida adulta.
Joseph Rudyard Kipling foi um dos escritores mais populares da Inglaterra, em prosa e poema, no final do século XIX e início do XX, sendo considerado um mestre na arte do conto curto.
Nasceu em Bombaim, na chamada Índia britânica, em 1865, e foi levado pelos pais para a Inglaterra aos seis anos de idade. Retornou à Índia ainda jovem, para trabalhar como jornalista, e lá publicou vários livros de poemas e contos baseados na vida da Índia colonial, o que lhe trouxe grande popularidade.
Ganhou o Nobel de Literatura de 1907, tornando-se o primeiro autor de língua inglesa a receber esse prêmio e, até hoje, o mais jovem. Entre outras distinções, ganhou em 1926 a Medalha de Ouro da Royal Society of Literature.
Morreu em Londres em 1936, aos 70 anos, e foi sepultado na Abadia de Westminster.