130 anos: Em busca da república

· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
· Editora Intrinseca
4.2
5 reviews
Ebook
256
Pages
Ratings and reviews aren’t verified  Learn More

About this ebook

Nossa República pela ótica dos principais economistas, cientistas sociais e advogados do Brasil

No dia 15 de novembro de 1889, no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro proclamava o início da nossa República. Éramos à época um país que havia abolido a escravidão recentemente, com a população de apenas 14 milhões de habitantes, dos quais 82% eram analfabetos e 90% viviam em áreas rurais. Agora, em 2019, com 208 milhões de habitantes, somos uma sociedade majoritariamente urbana, com 7% da população analfabeta, mas ainda repleta de contrastes sociais, com índices de desenvolvimento muitas vezes inferiores aos alcançados por países com trajetórias semelhantes à nossa.

Para analisar essa história, 39 pensadores brasileiros identificam os desafios, avanços e retrocessos da nossa República em textos curtos que levantam as principais questões dos nossos últimos 130 anos. Cada capítulo do livro cobre uma década e é composto por três textos: um sobre sociedade e política, outro sobre Estado e direito, e outro sobre governo e economia.

Seguindo os pontos de vista particulares dos autores, diferentes e complementares entre si, cabe ao leitor juntar as peças do mosaico apresentado para entender o processo que culminou com a República como a conhecemos em 2019 e os desafios que se anunciam para o futuro.

Ratings and reviews

4.2
5 reviews

About the author

Gustavo Franco é mestre em economia pela PUC-Rio e Ph.D. pela Universidade de Harvard. Sócio-fundador da Rio Bravo Investimentos e presidente do Conselho de Governança do Instituto Millenium, foi presidente do Banco Central do Brasil, diretor da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 1993 e 1999. Gustavo Franco participa de conselhos consultivos e de administração e escreve regularmente para jornais e revistas. É professor do Departamento de Economia da PUC desde 1986. Tem diversos livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas.

Pedro Malan, economista, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, foi Ministro da Fazenda (1995-2002), autor de Uma certa ideia de Brasil

Pedro Malan, economista, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, foi Ministro da Fazenda (1995-2002), autor de Uma certa ideia de Brasil

Marcelo Trindade nasceu em 1964 em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. É advogado desde 1986 e professor de direito civil na PUC-Rio desde 1993. No segundo governo de FHC foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que presidiu no primeiro governo Lula. Foi também presidente do Council of Securities Regulators of the Americas (COSRA) entre 2004 e 2005 e vice-presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa entre 2009 e 2015. Como advogado nas áreas do direito societário e do mercado de capitais, assessorou grandes empresas em algumas das maiores operações e disputas empresariais do país, e atuou como parecerista ou árbitro em outras. É autor de dezenas de artigos jurídicos em revistas e coletâneas especializadas e publica regularmente artigos de opinião em jornais no Brasil. Foi um dos organizadores de 130 anos: Em busca da República, publicado pela Intrínseca. Em 2018, concorreu nas eleições para governador do Rio de Janeiro pelo Partido Novo.

Pedro Malan, economista, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, foi Ministro da Fazenda (1995-2002), autor de Uma certa ideia de Brasil

Pedro Malan foi ministro da Fazenda, presidente do Banco Central e negociador-chefe da dívida externa. Foi membro de conselhos de empresas no Brasil e no exterior e professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. É Ph.D. em Economia pela Universidade de Berkeley.

Pedro Malan, economista, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, foi Ministro da Fazenda (1995-2002), autor de Uma certa ideia de Brasil

José Murilo de Carvalho, cientista político, professor emérito da UFRJ, membro da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim Falcão, advogado, professor titular de Direito Constitucional da FGV-Rio. Membro da Academia Brasileira de Letras.

Pedro Malan, economista, professor do Departamento de Economia da PUC-Rio, foi Ministro da Fazenda (1995-2002), autor de Uma certa ideia de Brasil

Simon Schwartzman, cientista político, foi presidente do IBGE e é membro da Academia Brasileira de Ciências.

Ilan Goldfajn é Autor de "A Arte da Política Econômica: Depoimentos à Casa das Graças".

LUÍS ROBERTO BARROSO é professor de direito e ministro do Supremo Tribunal Federal. Atualmente, ocupa também a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. Natural de Vassouras, viveu a maior parte da vida no Rio de Janeiro. Foi jogador de voleibol na juventude e é amante de música popular brasileira. Chegou a pensar em ser compositor e estudou economia por dois anos, até se apaixonar pelas potencialidades transformadoras do direito. Participou do Movimento Estudantil pela redemocratização, da campanha pela anistia e da mobilização pelas Diretas Já. Fez mestrado e pós-doutorado nos Estados Unidos e doutorado na UERJ, onde é professor titular da cadeira de direito constitucional. Publicou mais de uma dezena de livros jurídicos, bem como artigos no Brasil, Europa, Estados Unidos e América Latina. É casado, tem dois filhos e vive entre Brasília e Rio de Janeiro. Sem data venia é sua primeira obra para o público em geral.

Armínio Fraga é um economista brasileiro, que possui também a nacionalidade norte-americana. Ex-presidente do Banco Central do Brasil e sócio-fundador da Gávea Investimentos, é um dos economistas mais influentes do Brasil

Marcos Lisboa é Autora de "A Arte da Política Econômica: Depoimentos à Casa das Graças".

Edmar Bacha, economista, participou da equipe que elaborou o Plano Real. É Diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.