Amizades: pontes ou abismos? (Sermão 024)

· Martinho Lutero Semblano
Ebook
23
Pages
Eligible
Ratings and reviews aren’t verified  Learn More

About this ebook

O ser humano é sociável e, por isso, necessita ter amigos, com os quais poderá compartilhar ideias, buscar – e dar – conselhos e orientações, se lamentar, desabafando sobre algo que lhe incomode... Enfim, a amizade existe quando se tem alguém de confiança para não apenas se relacionar casualmente, mas para estreitar os vínculos.

A amizade é cada vez mais importante, especialmente na crise das sociedades urbanas modernas, com sua individualização e a comunicação não-pessoal. Diferentemente das gerações passadas, é cada vez mais raro ver crianças brincando nas ruas, pois nem sequer saem de seus próprios quartos, a não ser para comer ou atender algum compromisso. Por isso, as “amizades offline” são cada vez mais importantes. 

Normalmente, as amizades vão surgindo pelas interações obrigatórias – tais como nos colégios e nos empregos – ou opcionais, como a tão edificante confraternização com os irmãos da igreja, e se estreitam por objetivos comuns, sejam os times de futebol, os estilos musicais ou os objetivos profissionais e acadêmicos, por exemplo.

Todos estes assuntos vão atraindo pessoas para interagir. Mas, o que fazemos com estas amizades que vão surgindo? Acatamos tudo o que nos dizem? Acolhemos todas as opiniões que nos são compartilhadas? Selecionamos o que o nosso grupo social pretende fazer ou acatamos suas escolhas automaticamente? Uma coisa é certa: somos pessoas influenciáveis e, por isso, precisamos entender que todo o nosso futuro pode depender das decisões que tomamos diante do que as nossas amizades nos conduzem, sejam decisões ruins, boas, ou que podem pender a ambos os lados. Por exemplo, muitas das escolhas profissionais se dão não pela orientação das pessoas mais experimentadas na vida, mas de adolescentes e jovens que nunca tiveram experiências profissionais, por causa da amizade que lhes dá primazia de atenção e credibilidade, e, por isso, depois que chegam à maturidade, se arrependem de tais escolhas. 

Vale também ponderar sobre o fato de as amizades influenciarem toda a vida de uma pessoa, pois a maioria das pessoas que adentraram no caminho das drogas o fez por causa da influência de más amizades. Por outro lado, as boas amizades têm conduzido incontáveis vidas à salvação, através do evangelismo direto (palavras) ou indireto (posturas, testemunho de vida).

Entretanto, ainda que influenciados positivamente, até mesmo os salvos precisam vigiar constantemente a quem dão ouvidos, pois muitos têm se desviado graças à más influências. Afinal, quantas pessoas comprometidas com Deus acabaram se afastando por causa de más amizades? Portanto, precisamos observar e acolher bons exemplos na caminhada cristã por toda a nossa vida.

Nesta mensagem, trataremos a respeito do que a Bíblia diz a respeito das amizades e de suas influências em nossa vida espiritual, para refletirmos se elas têm nos conduzido ao abismo, ou se têm criado pontes nas quais ultrapassamos o precipício fatal de nossa vida espiritual.


Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.