Um retrato lírico, ocasionalmente cômico e sempre cortante da vida em família e do fim da infância. Salinger continua a explorar os meandros da família Glass,que os leitores conheceram em Nove histórias. Em "Franny", a mais jovem dos Glass se encontra com o namorado, mas o que prometia ser um fim de semana aprazível acaba se tornando uma descida ao mal-estar espiritual que a domina. Em "Zooey", encontramos Franny em meio a um colapso nervoso, e cabe a seu irmão tentar ajudá-la.
"(...) Nove Histórias e Franny & Zooey atestam que Salinger deu voz não apenas ao inconformismo de uma geração (o que já não é pouca coisa), mas também a anseios ancestrais do espírito humano." - Jerônimo Teixeira, O Estado de S. Paulo
J. D. SALINGER nasceu em 1919, em Nova York, nos Estados Unidos. É autor de O apanhador no campo de centeio (1951), Nove histórias (1953), Franny & Zooey (1961) e de Erguei bem alto a viga, carpinteiros & Seymour — uma introdução (1963). Sua última história foi publicada na revista New Yorker em 1965. Morreu em 2010 em Cornish, New Hampshire.