Rebeldes e marginais: Cultura nos anos de chumbo (1960-1970)

· Bazar do Tempo
5.0
1 review
Ebook
288
Pages
Eligible
Ratings and reviews aren’t verified  Learn More

About this ebook

Um mix de ensaios de Heloisa Teixeira com fotografias e QR codes que exploram a cultura dos anos de chumbos. Durante um longo período de sua vida, Heloisa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda) estudou obstinadamente a produção cultural brasileira sob a mão pesada da ditadura militar e da censura. Sobre esse tema, ela escreveu uma tese de doutorado, quatro livros e inúmeros artigos examinando a cultura como resistência e afirmação da juventude rebelde da época. Agora, aos 84 anos, ela decide compartilhar essas fontes, reunir e reorganizar o material que produziu sobre esta época mágica, quando a cultura enfrentou estruturas, ditaduras e soube sonhar novos futuros. Este livro é, portanto, um precioso apanhado de décadas de pesquisa apresentado a partir de um olhar atual sobre o que aconteceu naqueles anos 1960/1970. Em uma série de QR codes, a autora disponibiliza ainda documentos e entrevistas raras que fez pessoalmente com personagens chave dessa época, que mudou para sempre a cultura do país.

Ratings and reviews

5.0
1 review

About the author

Formada em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, Estados Unidos. É professora emérita da Escola de Comunicação da UFRJ, dedicada aos estudos culturais, com ênfase nas teorias críticas da cultura, tendo ainda importante atuação como crítica literária, ensaísta, antologista e editora. É autora de livros como "Macunaíma, da literatura ao cinema" (1978), "Impressões de viagem" (1992), e organizadora de obras como "26 poetas hoje" (1976), "Y nosotras latino americanas? Estudos de raça e gênero" (1992), "Tendências e impasses – O feminismo como crítica da cultura" (1994) e "Explosão feminista" (2018). Na Bazar do Tempo, é coordenadora da coleção Pensamento Feminista, repertório essencial do feminismo, e autora de "Feminista, eu?" (2022). Em 2023, foi eleita para a cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras e adotou o sobrenome Teixeira, deixando o anterior, Buarque de Hollanda.

Rate this ebook

Tell us what you think.

Reading information

Smartphones and tablets
Install the Google Play Books app for Android and iPad/iPhone. It syncs automatically with your account and allows you to read online or offline wherever you are.
Laptops and computers
You can listen to audiobooks purchased on Google Play using your computer's web browser.
eReaders and other devices
To read on e-ink devices like Kobo eReaders, you'll need to download a file and transfer it to your device. Follow the detailed Help Center instructions to transfer the files to supported eReaders.