Composto por textos escritos no calor dos acontecimentos, quase todos por ocasião de aniversários do Real, cada qual com seu ângulo, seu timbre e sua voz, 30 anos do Real procura refletir as angústias de um instante no tempo. Não são avaliações de quem sabia o resultado nem análises de historiadores debruçados sobre fatos acabados; são relatos do campo de batalha. Juntos, formam uma espécie de diário dessa jornada — um trajeto que nada teve de retilíneo, considerando a multiplicidade de acidentes de percurso e a magnitude do desafio. Essas crônicas compõem também uma celebração da conquista da estabilidade e das profundas transformações que ela deflagrou. Finalmente, três décadas depois do Real, trazem a reflexão dos autores, agudos observadores da economia e da sociedade brasileiras, sobre os desafios que enfrentamos hoje e teremos que enfrentar nos próximos trinta anos.
Gustavo Franco é mestre em economia pela PUC-Rio e Ph.D. pela Universidade de Harvard. Sócio-fundador da Rio Bravo Investimentos e presidente do Conselho de Governança do Instituto Millenium, foi presidente do Banco Central do Brasil, diretor da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 1993 e 1999. Gustavo Franco participa de conselhos consultivos e de administração e escreve regularmente para jornais e revistas. É professor do Departamento de Economia da PUC desde 1986. Tem diversos livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas.
Pedro Malan foi ministro da Fazenda, presidente do Banco Central e negociador-chefe da dívida externa. Foi membro de conselhos de empresas no Brasil e no exterior e professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. É Ph.D. em Economia pela Universidade de Berkeley.
Edmar Lisboa Bacha é um economista brasileiro. Participou da equipe econômica que instituiu o Plano Real, durante o governo Itamar Franco. Desde 2003 é diretor do think tank Casa das Garças, instituição dedicada a estudos e debates de economia, no Rio de Janeiro