Affonso Celso Pastore trilhou uma brilhante trajetória desde a década de 1960, quando passou a integrar a equipe de Antonio Delfim Netto na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e posteriormente no ministério da pasta. Entre agosto de 1983 e março de 1985, foi presidente do Banco Central e liderou as negociações da dívida externa. Além dos cargos públicos, Pastore se dedicou à docência, criou a própria consultoria e permanece em plena atividade como analista, colaborando com textos para a imprensa e participando das principais discussões sobre economia, em especial à frente do Centro de Debates de Políticas Públicas (CDPP), do qual é um dos fundadores.
Fruto do seminário organizado pelo CDPP em homenagem aos oitenta anos de Pastore, este livro reúne nove artigos de colegas e discípulos intelectuais, que analisam a carreira e o legado do economista. Ao fim, o leitor encontrará uma entrevista inédita com Pastore, na qual ele lança sobre a própria história o mesmo olhar crítico e rigoroso que esteve presente em toda a sua atuação profissional.
ILAN GOLDFAJN é doutor em economia pelo MIT. Foi presidente do Banco Central do Brasil até março de 2019. Lecionou na PUC e na Universidade Brandeis, foi economista-chefe e sócio do Itaú Unibanco e economista do FMI. Em 2018, foi eleito o melhor banqueiro central do mundo pela The Banker (do Financial Times). Atualmente é presidente do conselho do Credit Suisse no Brasil e diretor do Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP).
FERNANDO DANTAS é formado em jornalismo pela PUC-Rio. Desde 2013, é colunista do Broadcast e da Agência Estado, e consultor de comunicação do FGV Ibre. Trabalhou na Gazeta Mercantil — da qual foi correspondente em Londres de 1998 a 2000, entre outros cargos — e no Estadão, como repórter especial entre 2000 e 2013.