Barry Windsor-Smith é uma lenda do quadrinho contemporâneo. Seu trabalho em personagens como Wolverine, X-Men, Demolidor e Conan é até hoje objeto de culto entre fãs de HQ. Monstros é sua obra mais ambiciosa. Elaborada ao longo de 35 anos, conta a história de um experimento genético nazista importado para os Estados Unidos. Como diz Neil Gaiman, Monstros está naquele lugar raro onde "a arte e a imaginação se encontram".
"Em 365 páginas avantajadas no preto e branco, Windor-Smith transmite desde a repugnância do horror corporal até a ternura das cenas em família, de pesadelos sem esperança a delicados momentos de conexão humana... [o artista] traça como uma violência cruza"
— Ed Park, The New York Times
""Um dos maiores épicos dos quadrinhos, uma obra-prima de trama e de desenho, e o presente inesperado de um autor lendário no controle absoluto da sua arte.""
— Rob Salkowitz, Forbes
""As sutilezas das expressões e da linguagem corporal são captadas de forma muito perceptiva graças aos traços exatos, consistentes e expressivos do nanquim: cem, duzentos ou mais a cada quadrinho. Em arroubos com controle total, os contornos e as hachuras"
— Paul Gravett, The Times Literary Supplement
""Tão excelente que dói, épico em escala e impecável no design, Monstros vai transformar sua vida.""
— Christopher Notarnicola, The Paris Review
BARRY WINDSOR-SMITH nasceu em Londres, em 1949. Prodígio do desenho, trabalhou na Marvel Comics, com passagens por várias editoras de super-heróis.